Infusiva
chá infusiva infusão tisana

Como preparar um bom chá? A xícara perfeita de chá

Veja os principais pontos para preparar uma xícara perfeita de chá, qual a temperatura ideal para cada tipo de chá, qual o tempo de infusão e dicas de detalhes que devem ser observado para que você possa saber definir como você prefere o seu chá.

Temperatura da água para preparar a xícara perfeita de chá

Dentre os diversos temas polêmicos sobre o preparo de chás, está a temperatura da água, correto? Sim! Existem muitas dicas por aí e técnicas diferentes, que podem acompanhar a cultura do país onde será servida a xícara de chá… Mas não existem grandes mistérios não. Vamos lembrar primeiro que o mais importante é que o sabor te agrade e que você encontre a sua maneira perfeita de degustar os seus chás prediletos.

Você já ouviu a expressão: não pode ferver as folhas que amarga o chá? Pois  é, isso faz sentido sim. E sabe por que? Algumas plantas, como a camellia sinensis (a planta do chá), de onde se origina o chá branco, verde, preto, oolong, escuro, amarelo, contém mais ou menos tanino. Com as temperaturas elevadas da água ou até mesmo o tempo de infusão extendido esse elemento fica mais intenso e a sensação de amargor é maior.

Com relação às plantas e flores mais sensíveis, como a camomila por exemplo, podem sofrer com temperaturas muito elevadas e trazerem também uma experiência mais intensa de sabor (que pode ou não lhe agradar) e, ainda, perderem propriedades.

chá ou infusão infusiva

Regras básicas para não errar na hora de preparar a sua xícara de chá:

 

Evitar colocar as ervas em água fervente ou em ebulição (quanto está ‘borbulhando’).  

Aqui vem uma dica de ouro: quando perceber que aquelas bolinhas começam a se formar e subir do fundo para cima do recipiente onde está aquecendo a água, você pode desligar, colocar a mistura do chá e aguardar alguns minutos. 

 É importante abafar (tampar) enquanto faz a infusão.

Quando percebemos o aroma pela casa do nosso chá e infusão sendo preparado, como no caso de qualquer alimento que preparamos, o que estamos sentindo é o aroma/sabor indo embora pelo ar! Talvez você até queira isso, para que a casa toda “sinta” esse prazer. Mas se o seu objetivo é apreciar seu chá ali, bem próximo do nariz e da boca. Trazer a medicina do seu chá para seus sentidos, abafe enquanto ele é preparado e você aguarda os minutos…

Tempo! Quanto tempo espero para o preparo do meu chá?

Abaixo podemos falar em algumas regrinhas, principalmente com relação aos chás especiais com camellia sinensis (branco, verde, preto…). Mas é importante que você busque o ajuste perfeito para você.

  • O Chá branco é um chá feito com brotos da camellia sinensis e é interessante que a infusão dele seja feita em baixa temperatura, entre 65 e 80 graus celsius. Com relação ao tempo de infusão entre 2 e 4 minutos.
  • O Chá verde segue o mesmo parâmetro  que para o chá branco no que diz respeito à temperatura da água e com relação ao tempo de infusão. Lembre-se que quanto mais tempo deixar, mais amargo pode ficar.
  • O chá preto já aguenta temperaturas mais altas, entre 90 e até 100 graus celsius. O tempo de infusão dele está entre 3 e 5 minutos e ele foi o escolhido para a primeira coleção de chás especiais da infusiva, a Coleção Camellia.

chá infusão infusiva tisana

Mas, e as infusões, tisanas ou chás com ervas, frutas, flores e especiarias?

 

Para estas misturas de ervas, raízes, flores e frutas, preparados através de uma infusão,  são chamados de “blends” quando são combinações de ervas, flores, frutas, raízes e podem ter ou não a camellia Sinensis ou “tisanas” que podem ser um erva ou mais preparadas  através , o importante é reconhecermos que: as flores em um blend, por serem mais delicadas, exigem uma temperatura mais baixa. Já as raízes, como gengibre, cúrcuma, exigem temperaturas mais elevadas para extração de sabor, aroma e propriedades.

Procure por blends que indiquem o modo de preparo. Quando tiver dúvida, saiba que para as tisanas nós indicamos a temperatura entre 70 e 90 graus celsius e o tempo de infusão entre 5 e 8 minutos. Com essas dicas você certamente fará xícaras deliciosas de chás. E caso você os queira mais fortes ou mais fracos é bom saber que o que interfere diretamente nisso é sempre a temperatura da água e o tempo de infusão.

O importante para sua xícara de chá perfeita é você apreciar o momento de preparo. Se relacionar com as plantas que irá fazer a infusão. Apreciar o aroma que, com o tempo, aquela água vai entregando. 

Preparar um bom chá é uma arte delicada, uma forma de demonstrar afeto e carinho!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.