Infusiva
cha ou infusao infusiva

Chá ou infusão

Você já ouviu a expressão: todo chá é uma infusão, mas nem toda infusão é chá? Pois bem! Existe uma explicação e ela é simples para isso… Infusão é um processo químico de interação de ingredientes em água, quente ou fria e que faz com que estes ingredientes liberem aromas, sabores e substâncias, tornando aquela água um Chá ou uma Infusão/Tisana.

A diferença entre chá e infusão

Acontece que Chá é chamada a infusão que tem como principal ingrediente uma única planta: a camellia sinensis. Esta planta é colhida e a partir do processo de manipulação dela, produção, colheita, desidratação, resulta-se um chá diferente: chá branco, chá verde, chá amarelo, chá oolong, chá preto, chá escuro). Mas sempre com a mesma planta. 

Para exemplificar melhor, o chá branco, por exemplo, normalmente é feito apenas com o broto da camellia sinensis e ele é desidratado imediatamente após a colheita. Já o chá verde é produzido a partir do broto e as duas primeiras folhas abaixo do broto da planta e passa por vaporização, para controlar a desidratação. Enfim, existem diversos métodos e técnicas nesta produção de uma planta milenarmente conhecida. Em outro texto falaremos sobre isso, ok?

chá ou infusão infusiva

O Chá no Brasil

Fato é que no Brasil a camellia sinensis chegou apenas no século XIX e antes disso por aqui já fazíamos muito chá! Ops, infusões! Camomila, erva doce, cidreira, cavalinha, hortelã, boldo e tantas outras plantas, cascas de árvores e frutos, por exemplo. Com certeza você deve achar estranho quando dizem que aquele “chazinho de camomila” da vovó, na verdade, não é um chá, mas uma infusão ou uma tisana (que é uma infusão de ervas medicinais, com diferentes partes de uma planta).

Confuso? Na verdade, é simples como definição. Chá é o nome que se dá para as diferentes bebidas criadas por apenas uma única planta, a camellia sinensis.

Mas nos acostumamos no Brasil, desde muito tempo, a chamar de Chá a infusão de diversas plantas. Como resolvemos esta questão? Existem alguns grupos ligados ao mundo do chá que decidiram chamar de Chás especiais (aqui no Brasil) quando estiverem falando sobre camellia sinensis. Justamente para distinguir esse chá com origem no oriente dos demais.

Para os profissionais do mundo do chá essa distinção é importante, porque existe muita técnica e história que envolve essa planta, desde o cultivo até a xícara servida de formas extremamente especiais.

Você já conhece o nosso Instagram? Lá compartilhamos todos os dias novidades, dicas e curiosidades sobre o mundo do chá

cha ou infusao

Na Infusiva, você escolhe se chama de chá ou infusão

Na Infusiva temos linhas de blends com chás especiais (camellia sinensis) e blends para infusão com ervas, flores, frutas e especiarias. Por aqui você encontra variedade de sabores construídos com natureza e muito estudo. Você pode chamar tudo de CHÁ sim por aqui, mas se quiser conhecer mais sobre essa história toda estamos prontos para um excelente papo! Sempre…

Se estiver em São Paulo aproveite e venha tomar um chá com a gente em nossa loja na Vila Madalena. (Rua Harmonia, 314)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.