Infusiva

Chá preto tem cafeína?

Blend Infusiva com chá preto Shimada
Blend Infusiva com chá preto orgânico.

 

Chá preto tem cafeína?

 

O chá preto e a cafeína

É muito comum as pessoas entrarem aqui na Casa Infusiva dizendo que preferem não tomar chá preto porque ele tem cafeína. Mas, vamos falar um pouco sobre isso?

O chá preto, assim como todos os chás originados da planta camellia sinensis (chá branco, verde, preto, amarelo, escuros e fermentados) possuem cafeína. Teína, na verdade. Mas ele não contém somente isso! É preciso entender que essa planta possui menos desta substância do que o café e que ela possui outras substâncias que beneficiam muito a nossa saúde.

L-teanina, o aminoácido do Bem-Estar!

A L teanina é um aminoácido presente na camellia sinensis (planta do CHÁ) e estudos comprovam que ela age no cérebro produzindo serotonina e dopamina, hormônios que produzem na gente a sensação de prazer e tranquilidade. Esse aminoácido também ajuda a combater os radicais livres, que são responsáveis pelo estresse, depressão e ansiedade. Ela também permite que os efeitos da cafeína (teína), presentes sim no chá preto, sejam mais brandos e graduais em nosso corpo. O que implica em bem-estar e energia de forma saudável.

O objetivo aqui não é declarar guerra contra o café, não. Amamos café! Mas a cultura do chá no Brasil está só no início e é muito importante que isso aconteça com informações relevantes e corretas, não é mesmo?

Chá preto – uma das bebidas mais consumidas no mundo todo!

O hábito de tomar chá, com origem da  planta camellia sinensis, é milenar na China, Japão, Índia e tantos outros lugares onde o chá ganhou paladares e rituais específicos. Já aqui no Brasil, nós acostumamos a chamar a infusão de plantas como camomila, cidreira, hortelã, de Chá! E tudo bem, né? Mas pouco conhecemos ainda sobre o chá branco, verde, preto e outros da família.

Fato é que monges, estudiosos e pessoas que praticam a meditação no mundo todo costumam beber chá (camellia sinensis) e possuem isso como hábito não por acaso. A própria história de como foi descoberta esta planta está relacionada aos benefícios sentidos no corpo por um imperador na China.

Aproveite para conhecer mais sobre a camellia sinensis e os produtores desta planta e dos chás aqui no Brasil. A Infusiva procura o chá de folhas inteiras, colhido de forma artesanal para a criação de seus blends porque queremos que você conheça a infusão da planta da forma mais pura e bela que existe. Portanto, fique atenta ao que você está comprando, certo?

Chá preto de qualidade, fique atenta!

Nossa coleção camellia possui 3 blends com o chá preto do sítio Shimada. São blends com um chá de alta qualidade, brasileiro e orgânico.

Mas não precisa substituir totalmente o café no seu dia-a-dia. No entanto, procure variar, é importante! E cuidado para não viciar em CHÁ, hein? Brincadeiras à parte, os benefícios adquiridos a partir do hábito de tomar chá todos os dias é notório e fonte de celebração por você, acredite!

3 comentários em “Chá preto tem cafeína?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.